Se você é uma mãe que trabalha fora e quer continuar amamentando seu bebê após o fim da licença maternidade, apodere-se daquela que será a sua amiga inseparável quando voltar ao trabalho: a bomba de extração manual de leite materno.
Sinceramente, considero esse o segundo item mais importante no enxoval de ordenha (o primeiro é informação). A minha bomba é essa da foto e tem sido usada exaustivamente desde 2021!
Ela é pequena, cabe na bolsa (não tem fios ou baterias), é fácil de higienizar, faz pouco barulho e tem um preço bem acessível (em comparação a bomba elétrica).
É verdade que precisa da atenção da mãe para bombear e só é possível ordenhar uma mama por vez, mas não subestime essa gracinha! Montei boa parte do estoque de leite materno da Alice com a bomba manual e ela viajou para muitos lugares comigo.
“Mas Alê, eu vou usar a bomba elétrica, é mais fácil, mais rápida”
Sim! É verdade, mas eu recomendo fortemente você deixar uma bomba manual na sua mochila ou bolsa do trabalho. Será seu backup, seu plano b.
“Mas eu já carrego tanta coisa!” É Claudinha, a vida da mãe que trabalha fora não é fácil. Mas vai por mim, quando menos você esperar, vai precisar da preciosa bomba manual.
E por quê? Porque a lei de Murphy se aplica às mães também:
- Um dia você vai sair correndo e esquecer a bolsinha com a bomba elétrica em casa.
- A única hora do dia que você poderá ir à sala de extração de leite do seu trabalho ela estará ocupada com outras 2 mães, falando alto, em reunião (e você vai querer só fazer uma ordenha de alívio rápida, em qualquer canto, para deixar a bomba elétrica limpinha, para usar mais tarde).
- Você pode precisar extrair leite mais de 1x no dia, e a bomba elétrica estará suja.
- A bomba handsfree vai ficar sem bateria e você estará sem o cabo para carregar.
- Você pode ficar presa no trânsito, em um dia de chuva, com as mamas cheias, doendo horrores e não vai ter uma tomada no carro para ligar a bomba elétrica (ou estará descarregada ou quem sabe, suja).
Se você está montando seu enxoval de ordenha agora, tenho mais um par de estratégias que são muito úteis:
- Teste a bomba antes Mesmo usando a bomba elétrica majoritariamente, use a manual algumas vezes ganhe intimidade com ela.
- Cuidado com o calor: Está pensando em deixar a bomba no carro? Lembre que ela é de plástico. Não deixe a bomba no carro caso você estacione em um lugar descoberto (O calor intenso pode danificar o silicone e a bomba perde sucção).
Esse site é dedicado à vida prática das mães que trabalham fora, com muita informação para facilitar seu dia a dia. Aqui eu deixei uma série de posts para te ajudar. E se você quiser se aprofundar sobre como voltar a trabalhar e continuar amamentando seu bebê, dá uma olhada no meu curso, o De Volta, Com Leite.
Também compartilho os desafios e alegrias de criar filhos e trabalhar fora no Insta @alessandra__bara. Passa lá e me conta se você já tem uma bomba manual para chamar de sua.
Um abraço e ótima amamentação para você!
Alessandra Bara
A vida prática da mãe que trabalha fora

