É minha querida, a licença maternidade está terminando…
Você vai voltar para o escritório, consultório, loja, escola ou qualquer outro lugar e talvez a resposta para a pergunta “onde eu vou extrair e armazenar meu leite” não seja tão óbvia.
Se não há um lugar específico no seu trabalho para ordenhar, o convite desse post é te fazer pensar fora da caixa, avaliar alternativas, questionar. E lembrar do que você vai precisar para adaptar essa área para tirar seu leite em paz.
Há empresas que tem um “espaço mamãe” ou “espaço mulher”. Geralmente é uma pequena sala com uma poltrona, mesinha para apoiar a bomba extratora e uma geladeira.
Se não há um local específico, busque uma sala, área comum ou mesmo cantinho para realizar a extração.
Se sua empresa é pequena e só tem você de lactante, por que não gentilmente sugerir um lugar? Tenho uma aluna que trabalha em um armazém e pediu um espaço no arquivo morto. O lugar foi improvisado, mas ela se sentiu tão acolhida e protegida que imprimiu uma folha com os dizeres “Produção do tetê do João Henrique”
Uma copa, área de descanso ou até mesmo sala de reunião podem servir para você.
Além do espaço para coletar o leite, você vai precisar de uma geladeira para armazenar. Se você se sente incomodada em deixar seu potinho ou saquinho de leite na geladeira da copa do trabalho, em contato com os alimentos de outras pessoas, sugiro um pequeno isopor. O potinho fica dentro e você pode guardar no fundo do congelador. Mais discreto impossível.
O único lugar que não é uma opção para ordenhar é o banheiro, devido a contaminação.
Além de uma cadeira para se sentar, você vai precisar de algo para apoiar a bomba e os outros pertences. Parece simples, mas uma amiga teve que levar um banquinho dobrável de casa porque o espaço onde ela se sentia mais à vontade para realizar a ordenha não tinha onde apoiar a bomba e o pote de vidro.
Dependendo o seu tipo de trabalho e do tipo de bomba, você pode extrair o leite na sua mesa e continuar em reunião ou respondendo e-mails. Ou quem sabe levar seu notebook para o lugar de ordenha. Quando vou para o escritório, funciona bem eu levar o note para o “espaço da mamãe”.
Eu sei que manter a amamentação e trabalhar fora é realmente trabalhoso. É mais um universo de coisas que a mãe tem que se preocupar. Mas se esse é o desejo genuíno do seu coração, deixo abaixo mais um par de estratégias para facilitar a sua vida nessa fase de ordenha fora de casa:
- Caso o espaço escolhido seja uma sala de reunião, não esqueça de bloquear e colocar uma recorrência em seu calendário para que outras pessoas não reservem a sala.
- Marque reuniões recorrentes na sua agenda, no horário que você precisa ordenhar e contabilize o tempo de deslocamento até chegar na sala. Minha agenda é aberta e tenho uma reserva de 30 minutos às 11h da manhã, nos dias que vou para o escritório. Deixo como “Personal appointment – Milking time”.
- Deixe um pacote de lenços humedecidos da bolsa de extração, para limpar eventuais respingos nas suas mãos ou superfícies ao redor. Deixe uma toalhinha também. Vazamentos e derramamentos também acontecem.
- Não esqueça dos protetores de seio. Para muitas mulheres é comum continuar com gotejamento de leite após a ordenha.
- E leve a garrafa de água! A sede da mãe que amamenta continua, como diria o Buzz Lightyear, ao infinito e além!
E se você é nova aqui no blog, dê uma olhada na categoria Amamentação e retorno ao trabalho. Tem informação preciosa, como esse post sobre como fazer a extração manual de leite materno! E Passa lá no Insta @alessandra__bara para me contar como tem sido trabalhar fora com um bebê pequeno.
E se você quiser se aprofundar sobre como voltar a trabalhar e continuar amamentando seu bebê, dá uma olhada no meu curso, o De Volta, Com Leite.
Um abraço e ótima amamentação para você!
Alessandra Bara
A vida prática da mãe que trabalha fora

