Onde oferecer leite materno para seu bebê: 4 estratégias para mães que vão retornar ao trabalho

Se você está se organizando para voltar a trabalhar e quer manter a amamentação, já parou para pensar em como ofertar o leite materno para seu bebê?

Ele ou ela vai tomar seu leite na mamadeira? Na colherzinha ou no copo? E caso seu bebê vá para a creche, como vão oferecer o leite materno por lá?

Essas são algumas das preocupações que a mãe que está no fim da licença maternidade passa a ter. Eu já vivi isso 2 vezes e listei alguns pontos de atenção que vão facilitar sua vida e diminuir essa angústia do retorno:

  1. Copo pequeno: é o copo pequeno de vidro, de shot, pinga ou qualquer copo bem pequenininho, com bordas arredondadas, que você tenha em casa. Se não tiver, procure por “copo pequeno amamentação”. As marcas Buba e Medela têm modelos com preços acessíveis.
    • Prós: É a melhor opção para evitar a confusão de bico e possíveis mordidas do bebê na mãe.
    • Contras: Requer paciência. Oriente a cuidadora ou cuidador a não jogar o leite na boquinha do bebê, ele precisa aprender a puxar com a língua, como um gatinho. Até o bebê aprender, o desperdício de leite é grande.
  2. Colher dosadora: é um modelo de colher que tem um pequeno compartimento para colocar o leite. O bebê também precisa aprender a puxar com a língua.
    • Prós: Também evita a confusão de bicos e possíveis mordidas do bebê na mãe. É mais fácil de controlar o fluxo do leite, por parte de quem está oferecendo (porém precisa treinar).
    • Contras: As mesmas do copo pequeno, com o adicional de haver uma maior tendencia de “jogar” o leite na boca do bebê, o que pode causar a confusão de fluxo. Fique atenta.
  3. Copo de bico rígido:
    • Prós: O bico não é de silicone, como nas mamadeiras o que diminui as chances de confusão de bico.
    • Contras: Possível confusão de fluxo e algumas crianças maiorzinhas aprendem a morder o bico rígido.
  4. Mamadeira: Ou chuquinha. É a mamadeira pequena, com bico de silicone.
    • Prós: Opção mais fácil para as cuidadoras oferecerem o leite para os bebês. Como o bico se assemelha ao seio, é em teoria a opção mais fácil para a criança.
    • Contras: Dentre as opções é a que mais tem chances de confusão de bicos e confusão de fluxo (e consequentemente desmame precoce).

Independente da forma escolhida para ofertar o leite para o seu bebê, treine antes, teste. O bebê pode precisar de tempo para se adaptar e você pode precisar testar diferentes estratégias. Além de pensar no “instrumento” para oferecer o seu leite, leve em consideração também “como e quem” vai oferecer. Eu deixei esse post com sugestões que podem te ajudar muito.

Se você vai voltar a trabalhar e quer continuar amamentando seu bebê, dá uma olhada no meu curso, o De Volta, Com Leite.

E passa lá no Insta @alessandra__bara e me conta seus desafios com o retorno ao trabalho. Tenho conteúdos preciosos lá também. Te espero!

Um abraço e ótima amamentação para você!

Alessandra Bara
A vida prática da mãe que trabalha fora

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Continue lendo