Por quanto tempo posso armazenar o leite materno?

Na lista de preocupações de uma mãe que está no finzinho da licença maternidade estão os assuntos relacionados a amamentação: como tirar o leite, como armazenar, como oferecer para o bebê. Aqui no blog tem uma categoria toda só para isso: Amamentar e Trabalhar.

Se você está nessa fase de retorno ao trabalho, dê uma olhadinha nessa sessão. Deixei muita informação útil e espero do fundo do coração que seja útil para você e seu bebê.

Pois bem, vamos conversar sobre as diferentes diretrizes de coleta e armazenamento do leite. Você já ouviu falar nos protocolos de aleitamento?

Esses protocolos são orientações que as agências de saúde de cada país têm sobre como e por quanto tempo armazenar o leite materno.

O protocolo do Ministério da Saúde brasileiro por exemplo orienta as mães a guardarem o leite materno extraído na geladeira por 12 horas e congelado por 15 dias. Você pode ler mais aqui Protocolo Brasileiro.

Como trabalho há quase 20 anos em multinacionais, fiz amigas em diferentes partes do mundo. E conversando com elas aprendi que cada país orienta as mães de uma forma.

No protocolo argentino a orientação é de deixar o leite na geladeira por 4 dias e no freezer por até 6 meses. Na Colômbia, assim como no Brasil, a orientação é não deixar o leite fora da geladeira e refrigerado por 12 horas. Porém o congelamento é de 3 meses.

Se bater a curiosidade, dá uma olhadinha no Protocolo Argentino e no Protocolo Colombiano.

Mas os protocolos latinos são muito gerais. É aí que entra o protocolo americano, orientado pelo CDC (Center of Desease Control): detalhes mulheres, muitos detalhes… Dependendo das especificações de temperatura de armazenagem, o leite pode ficar no congelador por até 1 ano (nos freezers de horizontais).

Nas geladeiras de 2 portas (uma porta para a geladeira e uma para o congelador), que é bem comum em muitas casas aqui no Brasil, o protocolo americano indica a armazenagem por até 6 meses. O que ajuda demais a mãe que quer estocar leite.

E por que o protocolo brasileiro é tão mais rígido? Porque leva em consideração que muitas famílias têm as geladeiras de porta única, (sem a separação do congelador e do refrigerador) o que não garante estabilidade da temperatura.

Só de saber que, caso você tenha o refrigerador de duas portas em casa, pode deixar seu leite no congelador por até 6 meses é um alívio, não é!

Você está nesse momento de montar estoque de leite materno para o retorno ao trabalho? Como tem sido para você? Passa lá no Insta @alessandra__bara e me conta!

E se você quiser se aprofundar sobre como voltar a trabalhar e continuar amamentando seu bebê, dá uma olhada no meu curso, o De Volta, Com Leite

Um abraço

Alessandra Bara
A vida prática da mãe que trabalha fora

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Continue lendo